Work in fashion: Luciana Ceratti

Oi pessoal! Ainda sobre o que fazer depois da faculdade, resolvi apresentar pra vocês Luciana Ceratti. Em 2014 realizou seu sonho e lançou sua marca homônima de jóias. Formada em design de produtos, combinou características natas como sua paciência e atenção aos detalhes com sua verdadeira vocação: criar peças únicas através das quais as mulheres possam explorar sua sensualidade e fortalecer sua autoestima.



Segundo ela, suas inspirações vem de diferentes meios, mas adora o que a natureza e nosso país oferecem. Depois de definir o tema de sua coleção, começa a escolher as gemas antes mesmo de desenhar, pois diz que o formato de cada pedra influencia em seus desenhos.
A parte mais difícil para ela é o processo critivo. Para definir a escolha do tema gosta de fazer moodboards com recortes, texturas, frases, cores, acontecimentos e tudo mais.

" A partir daí eu risco e rabisco mil vezes, desenho a peça genial e depois já não gosto mais e apago, o tema que era um acaba virando outro e por aí vai. "


Diz ela não ter uma coleção preferida, mas que em geral ama criar brincos e brincar com o movimento que eles podem ter.
Luciana, que sempre adorou trabalhos manuais, estética das coisas, cores e formas, diz que design de jóias nunca lhe havia passado pela cabeça ao sair da faculdade, mas que ao somar essas qualidades ao seu perfil tranquilo e detalhista, achou que teria jeito. Esses atributos todos vem de berço, já que teve muito contato com o mundo das jóias através de seu avô que tinha uma loja que vendia artigos de jóias e relógios.


Ela diz que escolheu fazer design sem saber muito bem onde essa profissão a levaria. Sempre gostou de desenhar e 'inventar moda', motivos pelo qual optou por esse curso. Seu interesse por jóias foi despertado somente nos últimos semestres da faculdade, ao ter aulas sobre gemologia.

" Do meu curso de design, eu trago comigo habilidades manuais, .. Também o conhecimento sobre materiais e processos de produção que são fundamentais para eu criar qualquer peça e saber se o que eu vou desenhar é executável, isso me permite ousar mais nas formas. "


E para quem está começando ou tem vontade de trabalhar com jóias ela tem uma dica:

 " Eu diria colocar a mão na massa sem medo! Sentar na bancada de ourives e estragar os dedos para aprender os processos  de produção e ter conhecimento dos materiais que usa... Outra coisa, muita calma e paciência, que se não são características suas, troque de profissão! Pois, é um trabalho meticuloso, feito por etapas, sem pressa! " 


Por hoje é isso, gostaram das dicas?

Beijoss






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.