Work in fashion: Designer de moda

Hi guys!
Faz um tempo que não falo sobre profissões da moda, e esses dias mesmo estávamos conversando em uma aula de projeto sobre o que é o designer de moda, e o que podemos fazer nessa profissão. Achei super legal o nosso debate em aula e resolvi trazer um pouco desse assunto pra vocês.


Segundo algumas autoras conhecidas no nosso ramo, o design de moda é o " estudo dedicado a criação ou elaboração de produtos para vestuário, calçado e acessórios ” ( Doris Treptow) e também pode ser entendido como o " campo de estudo sobre análise de tendência e interpretação para o vestuário, calçado e acessórios de acordo com o público-alvo” ( Sue J. Jones ). Porém, o design é um campo tão abrangente que eu ( na minha opinião como mera mortal ) acredito que engloba muito mais do que apenas roupas, sapatos e jóias.


Nós, como designers, somos os criadores da moda, imaginamos um produto e fazemos com que ele ganhe vida. Criamos desde estampas, jóias, vestuário, calçados e muito mais. Somos responsáveis pela escolha de matérias primas em indústrias têxteis e podemos trabalhar nas mais diferentes áreas, fazendo com que 5% do PIB brasileiro seja representado por indústrias da moda.


Existem muitos (muuuitos mesmo) campos na moda, alguns são:
Design de estampas / jóias / calçados, pesquisa ( coolhunting ), desenvolvimento de coleção, fotografia de moda, figurinista, personal stylist, jornalista, vitrinista ( visual merchandising ), ilustrador, desenhista de croqui / desenho técnico, modelista, entre vários outros.


Atualmente, a maioria das faculdades de moda são particulares, mas pra quem quer mesmo ser um profissional da moda, vale o investimento!
Se você ainda não tem certeza de que é isso que quer, tente fazer um curso! Escolha uma área que despertou interesse em você e vá conhecer melhor.

Eu ainda estou mega em dúvida de que carreira quero seguir, mas isso é bem normal no começo, é tanta coisa nova que eu fico um pouco perdida - hehe -
Qual área chamou mais a atenção de vocês?


Beijoss

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.