Por trás de uma coleção de moda

11:00

Hi guys!
Vocês sabem que volta e meia eu resolvo postar algo bem voltado para a área do design de moda, e hoje vim contar pra vocês o que acontece quando se está criando uma coleção de moda.
Eu estou no terceiro semestre (recém!) e estou na minha primeira cadeira de projeto de moda, onde criamos as nossas próprias coleções.


Bom, vou começar contando como funciona a cadeira de projeto. No começo do semestre a gente tem uma fundamentação teórica sobre como é tudo, o que são briefing, mix de produto, brainstorming, entre outras coisas.
Depois que acaba a parte teórica é o momento de ' meter a mão na massa ' e começar a parte criativa, lembrem que quando acontece a criação de uma coleção, o seu sketchbook (aquele caderno onde você vai desenhar, escrever, rabiscar, etc..) vai ser seu melhor amigo e vai estar sempre junto a você porque nunca se sabe quando uma ideia maravilhosa vai surgir.
Começamos do começo, ou seja escolhendo como começar hahaha. O primeiro passo é escolher que metodologia seguir, existem muitos autores ( Doris Treptow, Sue Jenkyn Jones, etc..) que ajudam nessa hora, já que não é obrigatório criar o seu próprio método de criação.
Depois, tá na hora de escolher o público-alvo, pra quem é essa coleção? O que faz esse público gostar da minha coleção?


( Atriz de 79 anos é o rosto da nova campanha da Gucci )

Agora que já temos um público-alvo em mente, precisamos definir que nicho de mercado será essa coleção. Será roupas de festa, roupas fitness, jeans, pijamas ou outro?
Lembrando que é muito bom ir fazendo moodboards ( aqueles quadros de imagens, sabe? ) conforme for pesquisando, porque eles ajudam a visualizar muito o que a gente está fazendo.
Quando a gente já tem uma ideia bem definida do nosso público e do que queremos como nicho de mercado, fazemos uma pesquisa de mega tendência de materiais. Isso tudo é feito com base nas mega tendências lançadas pelo site Usefashion. Infelizmente esse site é pago, e só pode acessar quem tem conta - ainda bem que a Uniritter disponibiliza para os alunos -.


A partir da mega tendência do Usefashion (existem alguns outros sites, mas o mais 'em conta' é o UF mesmo) é criado um mapa mental, isto é, um bocado de palavras que a princípio parecem soltas mas que cada vez que vamos nos aprofundando em uma linha de pensamento, chegamos um passo mais perto do nosso tema de coleção. Um lugar muito legal para fazer o mapa mental, é o site coggle, ele ajuda bastante a fazer nosso brainstorming com facilidade - e é free! -.
Quando enfim achamos um tema, é necessário pesquisar bastante sobre isso, para ter uma base muito boa para o próximo passo que é: Geração de alternativas!
Chegou a hora de desenhar! A minha turma fez uma 'saída de campo' antes de começar essa parte, fomos à duas lojas de tecidos para nos inspirarmos. Normalmente, são feitos vários croquis, e apenas alguns são selecionados, nessa coleção que eu estou fazendo - o tema é surpresa!- nós fazemos 15 croquis rápidos como geração de alternativas, desses 15 escolhemos cinco que serão a nossa coleção final, e desses cinco escolhemos apenas um para confeccionar. Junto com a geração de alternativas, já escolhemos a cartela de cores para a coleção.


Algo muito legal de fazer antes de começar a desenhar, é fazer um exercício de moulage. É super tranquilo, ( afinal, é só jogar um tecido em cima de um manequim, certo? errado ahaha ) e ajuda bastante a ter novas ideias e ver novas possibilidades.
Ok, croquis prontos? tá na hora de ver como que isso será feito. A parte de modelagem é bem divertida e levemente complicada no começo. Nessa altura, é preciso ter a modelo definida, para poder tirar as medidas, dai fazemos os moldes e fazemos a peça piloto. Deuzolivre fazer direto no tecido da peça, só se você já tiver muita experiência e olhe lá! Porque se der qualquer coisa errado, arrumar no tecido final é muito mais difícil.
Depois dos moldes prontos e conferidos, peça final pilotada e aprovada, chega o momento de fazer o editorial. É preciso criar o cenário perfeito, que combine e expresse o tema de coleção pra ficar bem bonito. Daí é só tirar as fotos, montar o portfólio e depois é só alegria hahahah



Lembrando que tudo o que eu falei sobre projeto é o que eu estou aprendendo na faculdade. Em uma coleção comercial existem outras coisas como briefing (onde é decidido o que vai ser produzido), mix de moda e produto (onde vemos que tipo de produtos - fashion, básico, e vanguarda -  e quantas peças de cada tipo - top, bottoms, one pieces, e outwear - vão ser confeccionados ), entre outras coisas.

Falei bastante hoje né? Gostaram de saber o que acontece quando se está criando uma coleção de moda?
Final do ano eu mostro aqui como ficou a minha coleção!


Beijoss!

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