O básico sobre costura

12:20

Hi guys!
Como eu tinha falado no post anterior, eu decidi montar alguns tutoriais de costura pra vocês. Para falar a verdade, o que me inspirou foi o fashion revolution week que aconteceu em vários lugares nessa semana, e serve para que a gente pare e pense em quem está fazendo as peças que a gente ama usar. É um lado da moda que não é nada legal, e que até pouco tempo era muito ignorado. Com isso em mente, eu vou mostrar pra vocês tudo o que vocês nesse post tudo o que vocês precisam saber para começar a costurar em casa, e vou deixar aqui também um vídeo para vocês entenderem um pouco mais do quão importante é a gente sair dessa mentalidade de consumo fast fashion, porque é mais prejudicial do que a gente percebe.



Ok, antes de começar com as dicas de costura, eu preciso mostrar um vídeo para vocês, é um dos vídeos que minhas professoras mostraram em uma palestra de moda sustentável durante o fashion revolution, e eu acho bem interessante que vocês assistam:



Agora que vocês já viram o vídeo, vamos começar com tudo o que você vai precisar para fazer uma roupa. Já vou avisar que no começo não é fácil mesmo, até porque vamos fazer os moldes desde o começo.
Anota aí:

- lápis e caneta    - papel pardo / kraft (para fazer os moldes)   - kit de réguas de modelagem (dá pra fazer sem? sim. Mas vai ser bem mais difícil e não vai ficar tão bom. Na internet dá pra achar o conjunto super barato, vem uma curva de quadril, um esquardo e uma curva de cava/decote)
- fita métrica    - papel / caderno para anotações    - tesouras (sempre é bom ter uma para cortar tecido e outra para papel, para não estragar o fio)   - tesoura corta fios (aquelas pequenas só para cortar linha)  - desmanchador de costura (a gente sempre erra bastante no começo)    - agulhas de mão e alfinetes  - máquina de costura (reta)  - bobinas    -linhas (preta e branca são básicas, é sempre bom ter. Compre linhas só quando for precisar delas, e se for costurar pouca coisa, prefira as pequenas. linhas ficam velhas e ressecadas, e perdem a sua resistência) 


Já está com o seu kit de costura pronto?
Então tá na hora de aprender a tirar medidas, nesse momento é bom chamar uma amiga para te ajudar, porque é difícil fazer sozinha.
Para começar, é bom pegar uma fita e amarrar na cintura (bem onde fica o último ossinho da costela) assim você não erra na hora de tirar as medidas. Seguindo a foto aqui de baixo (que ainda é ótima para imprimir e ir anotando as medidas) não tem como errar!


Tudo certo até aqui? Lembrando que qualquer dúvida que vocês tenham é só me falar nos comentários ou me mandar um email, ok?
Até porque chegou a melhor parte: escolher tecidos! Eu sou completamente apaixonada por lojas de tecidos, posso passar horas olhando e imaginando que peça eu faria com cada um!


  • Leves e fluidos para roupas esvoaçantes, transparentes e soltas: musseline, crepe georgette, chiffon, gaze, cetim, cambraia, tricoline e viscose.
  • Médios que podem ser firmes ou fluidos, para roupas ajustadas, estruturadas, com pregas ou franzidos, estilo alfaiataria: chamois, cetim grosso, crepe chanel, flanela, crepe de lã, lã fria, brim, sarja acetinada, shantung e tafetá.
  • Pesados, para roupas de inverno armadas e com volume: boucle, tweed, alguns tipos de veludo e de lã, tricô, brocado, cotelê, gorgurão e jacquard.
Lembrando que no verão é sempre melhor optar por fibras naturais, como linho, algodão, etc.. E no inverno, as fibras sintéticas, como poliéster, ajudam a manter a temperatura do corpo.

Já me adiantando um pouco, mas vou falar mesmo assim. Todo tecido tem 'fio'. É a ordem que a gente usa para cortar uma peça. Sabe quando você compra uma calça de qualidade duvidosa e quando vai usar percebe que a costura não fica parada na lateral da sua perna? Ou até em camisetas. Pois é, isso acontece porque ela não foi cortada no fio, ou seja, no sentido em que as tramas do tecido estão, dai ela fica se repuxando.
Para que isso não aconteça, é preciso cuidar quando for colocar o molde no tecido para cortar (vou explicar melhor quando formos fazer a nossa primeira peça).

(desculpem-me pelo desenho tosco, precisei fazer no paint!)

Ourela do tecido é aquela lateral, esse é o sentido do urdume, e é aí que encaixamos o fio do tecido (vou mostrar quando formos fazer o molde). É super importante respeitar o sentido do fio para que a peça fique boa. Viés é o sentido do fio num ângulo de 45º, a gente usa esse sentido para dar um melhor caimento para as peças ( normalmente saias e vestidos ).

Para terminar, vou deixar aqui alguns exercícios de costura. É super importante se acostumar com a sua máquina de costura antes de começar a fazer uma peça de roupa, senão você acaba errando, podendo até estragar o que você está fazendo, e as chances de você se irritar e querer jogar sua máquina pela janela aumentam muito (acreditem, acontece bastante! haha)

Podem comprar um tecido barato ( indico algodão cru ) e desenhe os exercícios abaixo no tecido, pode cortar no tamanho de uma folha A4 e passar os exercícios para o tecido com a ajuda de papel carbono.



Por isso é hoje galera, corre lá treinar a sua costura porque eu já estou planejando nosso primeiro projeto! Prometo não fazer nada muito elaborado, vamos começar com algo bem fácil. Baby steps!

Beijoss!



You Might Also Like

0 comentários