Tutorial de costura: Saia Lápis

10:30

Hi guys!
Como prometido, hoje é o primeiro tutorial de costura que eu vou fazer pra vocês.
Escolhi a saia lápis porque além de ser linda, e ficar bem em qualquer tipo de corpo, acho que é uma peça coringa no nosso armário, sem contar que é super fácil de fazer, então quem nunca costurou não se assuste!


Como eu não sou muito boa em editar vídeos (prometo aprender), eu fiz um passo a passo, mas juro que é super tranquilo e vocês vão conseguir fazer sem problemas!
Eu fiz essa saia já tem algum tempo, mas como é simples, achei melhor começar por ela.

Vocês vão precisar de:
- tesoura (para papel e para tecido)
- caneta e papel (para anotar as medidas)
- papel pardo / kraft
- fita métrica
- esquadro (pode usar régua, mas com o esquadro facilita mais)
- 1m de tecido (com no mínimo 1,4m de largura; Dependendo da altura que vocês fizerem pode sobrar tecido, mas guardem bem, podemos usar depois!) 
- linha da cor do tecido
- alfinetes 
- zíper de 15cm (pode ser invisível ou não)
- máquina de costura

O tecido pode ser com elastano, mas não comprem malha. É preciso uma máquina específica (overlock) e quando a gente tenta costurar em máquina reta nunca fica tão bom. A saia que eu fiz tem 5% de elastano.

Aqui tem algumas inspirações pra vocês:


Agora vocês vão precisar das medidas pra começar a fazer os moldes:
____cm de cintura (bem onde fica o último ossinho da costela, aperta um pouco que você sente!)
____cm de quadril
____cm comprimento total da saia
____cm abertura da barra da saia; onde a saia vai terminar (gente, lembrem que essa saia não é de malha, então não deixem muito justo, vocês precisam caminhar! )
Pronto?

O passo-a-passo do molde é bem simples, então mãos a obra!


Fiz bem colorido, fica melhor de se achar, não é?
Depois que vocês fizerem o passo-a-passo do molde, recortem ele direitinho e coloquem sobre o tecido. Vocês vão cortar duas vezes cada molde desses ai de cima, ok?
Agora a gente vai fazer um pequeno molde, que é o acabamento da cintura (não vamos fazer cós, e sim uma 'limpeza').
Pega esse molde lindo que você acabou de fazer e feche as pences. Agora em outro papel você vai desenhar a volta do molde com a pence fechada. Deixe um comprimento de uns 6 cm, essa parte vai ficar para dentro da saia e deixar um acabamento super bonito.

Prontas para a costura?

Dica: sempre anotem nos moldes tudo o que vocês acham importante, onde fica o centro, as pences, o nível do quadril. Normalmente no molde anotamos o sentido do fio, mas como é a primeira vez de muitas de vocês costurando, e nesse caso o fio é onde está o centro das costas e da frente, eu não coloquei.

Ok, preparem as máquinas.

Trabalhando sempre no avesso:
01. Junte as duas partes da frente pelo meio com os alfinetes. Faça a mesma coisa com as costas ( nas costas deixem 15 cm bem em cima sem prender, é onde vai ficar o zíper ). Costure as partes alfinetadas.
02. Feche as pences. Você precisa juntas os extremos de cima, e termina em zero. Vai ficar um triângulo pequeno costurado.
03. Junte as laterais e alfinete. Aqui não tem segredo, é só passar a costura mesmo.
04. Costure o centro e as laterais daquela limpeza que você fez. Costure do mesmo modo que fez com a saia.
05. Alfinete a limpeza na saia. Direito com direito ( direito é o lado 'certo' do tecido ) . Costure os dois juntos. Vire a limpeza para dentro. É bom passar com o ferro para que ela fique mais bonita.
06. Coloque o tão temido zíper! Gente, confesso pra vocês que eu até hoje não sou craque em colocar zíper, por isso sugiro que vocês assistam esse vídeo da Singer que me ajudou bastante. Eles usam um pezinho de máquina específico, mas se a sua máquina não tem, não precisa surtar, pode fazer com o normal que fica bom também!
07. Bom, a sua saia está quase pronta. Só falta fazer a bainha. Marque 0,5 cm em toda a barra e dobre para dentro. Depois marque mais 1cm e dobre de novo. Costure bem rente a dobra.
08. Para ficar lindona, passe bem a sua saia com o ferro. Se o tecido possui alguma estampa estilo serigrafia (como foi o meu caso) o melhor é passar com ela pelo avesso mesmo.
09. Use a sua saia com o maior orgulho!

Esse foi o resultado final da minha saia:




Acharam muito difícil, pessoal?
Por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado (e entendido!) do tutorial. Qualquer dúvida que vocês tenham é só me mandar email ou deixar nos comentários que eu respondo!

Beijoss!

You Might Also Like

0 comentários