Livros sobre moda

19:03
Hi guys!

Cabô o fim de semana, tá na hora de voltar para a realidade.
BUT, como é o mês do meu aniversário (uhuuuuls 🎈🎈) e eu já preparei o golpe no papai, resolvi falar sobre algo que eu amo demais: livros 💓



Eu gosto muito de ler, quem me conhece sabe que eu tenho uma estante abarrotada de livros e estou sempre com um livro nas mãos. Acho super importante o hábito da leitura, seja qual for o seu gosto. Sou daquelas que lê desde livros de terror (Stephen King, paixão eterna) até romances e principalmente livros sobre moda, o que conta é estar lendo.

Trouxe hoje 4 livros de moda que eu li entre o final do ano passado e o começo desse ano, e que pra quem está na faculdade (ou apenas gosta muito do assunto ) são bem legais.


Inventando Moda - Doris Treptow

Resultado de imagem para inventando moda livro

Doris é pelotense, e atualmente leciona no Savannah College of Art and Design nos EUA, e ela conta que o livro começou como uma apostila de aula quando ela lecionava no curso de Bacharelado em Moda na Universidade Regional de Blumenau em 2002. A falta de publicações em português na área de moda foi o que motivou a escrever esse livro. 

O livro é praticamente um guia para todos os alunos de moda, é uma das metodologias mais usadas em sala de aula, e mostra de forma simplificada tudo o que envolve o planejamento e desenvolvimento de coleção. Ela fala que não é 'receita de bolo', mas é uma ajuda para formar sua própria metodologia de acordo com as suas necessidades.



O Império do Efêmero - Gilles Lipovetsky

Imagem relacionada

É um livro chatinho de ler? Sim. Não vou mentir pra vocês, comecei ele umas duas vezes antes de ir até o fim, porém valeu muito!
O Império do Efêmero é um livro tri famoso do filósofo francês Gilles Lipovetsky, e é muito citado nas aulas da faculdade. Ele fala sobre a moda e o seu comportamento nas sociedades modernas. Mostra a moda por uma visão sociológica, antropológica e filosófica.

Sinopse: Como se explica que a moda seja um fenômeno essencialmente ocidental e moderno? Quais os grandes momentos histórico, as grandes estruturas que determinaram a organização social das aparências?
Elaborando uma verdadeira arqueologia do frívolo e efêmero, uma reflexão que ultrapassa a lógica do diferenciamento social, o filósofo francês Gilles Lipovetsky confere à moda um caráter libertário, faz dela signo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas. Lipovetsky acaba por nos mostrar que, ''no filme acelerado da História moderna, dentre todos os roteiros, o da Moda é o menos pior.''
Lançado na França em 1987, O Império do Efêmero provocou polêmicas acirradas: alguns críticos investiram violentamente contra ele, mas outros o consideraram fundamental para a compreensão dos conceitos de comportamento, cultura e consumo.



Moda com Propósito - André Carvalhal

Resultado de imagem para moda com propósito

O livro tem uma escrita muito interessante, até porque ele começa pelo fim. Trazendo uma temática atual, a da mudança no nosso modo de consumo. Esse é um livro que foi escrito para fazer o leitor parar e pensar. 'Porque compramos do jeito que compramos? Compramos só o necessário? O que me faz desejar a compra?'
Mostra que nosso comportamento precisa mudar não apenas pelo gasto de dinheiro, mas também porque o mundo que vivemos já não comporta esse nosso estilo. O livro aborda questões sobre valores sociais, econômicos, culturais, e também mostra que há a possibilidade de construir um mundo melhor.
Quando cheguei no final do livro senti aquela esperança lá no fundo e percebi que dá pra mudar, e está mais do que na hora.



Moda Ética para um Futuro Sustentável - Elena Salcedo

Resultado de imagem para moda ética para um futuro sustentável

Esse é o livro que minha turma de projeto - moda e sustentabilidade está usando em aula atualmente, foi escolhido como bibliografia básica para a aula.
Ele aborda muitas questões sobre o impacto do sistema de produção atual de moda, e apresenta alternativas para reduzir o impacto ambiental. Existem muitas opções para quem quer adotar um sistema de produção sustentável, e a autora nos mostra distintas alternativas disponíveis no que se refere a materiais, processos de manufatura, sistemas de logística, distribuição e gestão do fim de vida útil do produto para aqueles que querem apostar na sustentabilidade dentro do sistema da moda.



Então é isso galerinha, espero que vocês tenham gostado!
Boa leitura para vocês!


You know you've read a good book when you turn the last page and feel a little as if you have lost a friend. - Paul Sweeney For more quotes and inspirations: http://www.lifehack.org/256073/pinterest-8?ref=ppt10



*todas as fotos foram retiradas do google

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.